Quem Somos
O Lene
O Lar Evangélico Nova Esperança (LENE), IPSS é uma ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, com inspiração evangélica – reconhecida como pessoa coletiva com utilidade pública, criada sob a forma de instituição em 1993 (Diário da República – III Série, n.º 262 de 13/11/1995, p.21327). Tem a sua sede na Freguesia da Maceira Lis, Concelho e Distrito de Leiria, e dispõe, ainda, de uma outra unidade, construída em 2012, com localização na Freguesia de Alcanhões, Concelho e Distrito de Santarém. Esta instituição tem como objetivo a “Assistência Social sem fins lucrativos, prestando apoio social à população infantil, juvenil e idosa, devendo pautar a sua atuação por um grande respeito à Pessoa Humana, amor ao próximo e justiça social, tendo sempre como último objetivo a prossecução do bem-estar dos respetivos utentes” (Estatutos do Lar Evangélico Nova Esperança, 2015:1). Também neste objetivo reside a missão do LENE, pautando-se sempre pela promoção da qualidade das intervenções com clientes e/ou famílias; reforço da identidade da Instituição; e a sua valorização e promoção junto da comunidade.
O LENE é composto por duas respostas sociais – a Unidade da Freguesia da Maceira, situada no Concelho e Distrito de Leiria e a Unidade da Freguesia de Alcanhões no Concelho e Distrito de Santarém. A unidade da Maceira tem resposta social para 22 utentes, comparticipados pela Segurança Social e a unidade de Alcanhões tem resposta social para 25 utentes, sendo que 20 camas são comparticipadas.
Para além das duas respostas sociais referidas o LENE é, a esta data, promotor financeiro de um projeto educativo, no concelho de Santarém, apoiado pelo Alto Comissariado para as Migrações, que procura integrar e apoiar de forma gratuita crianças e jovens no seu percurso escolar, capacitando-os com valores de cidadania.
DIREÇÃO LENE | MANDATO 2016-2020
PRESIDENTE
Sónia Isabel Santos Lobato
39 anos, licenciada em direito, mestranda do curso de Gestão das IPSS, formadora e funcionária pública.
VICE PRESIDENTE
Isabel Cristina do Pilar
36 anos, licenciada em educação social e diretora técnica do Lene.
TESOUREIRA
Rute Vieira Oliveira
43 anos, a concluir o 12.º ano, é administrativa no LENE.
SECRETÁRIO
Vítor Ferramacho
45 anos, tem o 12 ano e é comercial.
VOGAL
Diamantino Lourenço
68 anos, reformado.
VOGAL
Soraia Marques
43 anos, é assistente dentária.
VOGAL
Silvie Póvoa
45 anos, tem o 12.º e é funcionária pública.
Ser uma instituição de referência de excelência reconhecida socialmente pela qualidade das intervenções com clientes e/ou famílias, posicionando-se como parceiro estratégico para as famílias e comunidade. A missão do LENE traduz-se na promoção da qualidade das intervenções com clientes e/ou famílias; no reforço da identidade da Instituição; e na sua valorização e promoção junto da comunidade, sempre com o foco diário ” Esperança para a Alma e conforto para o corpo”. Os valores institucionais primordiais que regem a atividade do LENE são: respeito pela dignidade humana e individualidade, autodeterminação, cooperação, sustentabilidade, ética, qualidade e excelência.
A instituição é composta por três órgãos previstos na lei, eleitos para períodos de quatro anos, com competências distintas, mas fundamentais, a saber: a Assembleia-Geral, a Direção e o Conselho fiscal. A Assembleia Geral é o órgão deliberativo que representa a vontade dos associados. Aqui se elegem os elementos de cada órgão e se aprovam as linhas fundamentais de atuação da Instituição, observando sempre o fim e a missão que se propõe a seguir em conformidade com os estatutos. Os trabalhos da Assembleia Geral são dirigidos por uma mesa administrativa, órgãohad hoc, composta por três elementos: presidente, coadjuvado por dois secretários. A direção, composta por sete elementos, é representada pela Presidente, a quem lhe assiste supervisionar os serviços e o funcionamento da Instituição, podendo e sendo, atualmente, remunerada. Nos termos da legislação em vigor, só o titular do cargo de gerência e administração pode ser remunerado, todos os demais elementos, exercem o cargo de forma gratuita, salvo o pagamento de despesas que decorram do exercício do cargo. À Presidente incumbe imputar aos serviços a visão da Instituição, bem como, gerir os recursos em vista a alcançar qualidade e excelência, num estreito quadro de sustentabilidade, sendo também a responsável máxima da Instituição. Por fim, ao Conselho Fiscal compete fiscalizar e monitorizar a ação da Direção, no que aos princípios da gestão importa.
O quadro de pessoal do LENE é composto por trinta e três trabalhadores e seis prestadores de serviços, afetos, em proporção, a cada unidade, e acima do ratio legalmente exigido pela Segurança Social. Integram estes recursos humanos a Presidente da Instituição, a Diretora Técnica, duas enfermeiras, duas fisioterapeutas, um médico, vinte e quatro ajudantes de ação direta, duas cozinheiras, duas ajudantes de cozinha, duas ajudantes de serviços gerais, duas animadoras e duas administrativas. Apresenta-se de seguida a estrutura organizacional do LENE:
Mandato 2016-2020
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente da Mesa: Sandra Cristina Lourenço Cartaxo
1.ª VOGAL: Fátima Ferreira
2.ª Vogal: Palmira Neves
DIREÇÃO
Presidente: Sónia Isabel Santos Lobato
Vice- Presidente: Isabel Cristina do Pilar
Tesoureira: Rute Vieira Oliveira
Secretário: Vitor Ferramacho
1.º Vogal: Diamantino Lourenço
2.º Vogal: Soraia Marques
3.º Vogal: Silvie Póvoa
CONSELHO FISCAL
Presidente: Virgínia Ferra
1.º Vogal: Aurora Lourenço
2.º Vogal: Bernardina Agostinho
Ano 2022
Ano 2020
PLANO DE AÇÃO, ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2020
Ano 2019
Convocatórias AG Extraordinária – 1 novembro
Pareceres Conselho Fiscal
Plano de ação, atividades e orçamento 2019